quarta-feira, 16 de abril de 2014

Pão vienense



Ingredientes para 8 pães:
-100ml de leite morno
-11g de fermento de padeiro seco
-1 ovo
-250g de farinha
-25g de açúcar
-5g de sal
-35g de manteiga

Preparação:
Dissolva o fermento no leite morno.
Coloque na taça da CC com a lâmina para amassar, o leite com o fermento dissolvido, o ovo, a farinha,o açúcar, o sal e a manteiga. Seleccione o programa de massas P2 e deixe levedar 40 minutos (a CC faz isso automaticamente no fim do programa).
No final do programa, Retire a massa com a ajuda da espátula. Forme os pãezinhos e coloque-os numa placa revestida com papel vegetal. Faça cortes com a ponta da faca.
Cubra com um pano e deixe repousar 1 hora.
Pincele os pães com a gema batida e leve ao forno pré-aquecido nos 200º cerca de 15 minutos.

Receita n.º298 do livro da CC. Reduzi um pouco a temperatura do forno pois os meus pães ficaram um pouco queimadinhos e também me esqueci de dar uns golpes neles. Mas nada de grave, ficaram bons e fofinhos. Também alterei na receita a parte de moldar os pães porque depois de repousar 1 hora não dá muito jeito moldá-los, então aconselho a fazê-lo antes do repouso.

2 comentários:

  1. Olá. Relativamente a esta receita, tentei executá-la hoje, mas não deu certo. Talvez me possas esclarecer a minha dúvida, pois não percebi quando diz no livro, e até mesmo tu mencionas isto, que é "Seleccione o programa de massas P2 e deixe levedar 40 minutos". Quando selecionamos o P2, este já vem com uma temperatura, e na receita não menciona temperatura; e os 40 minutos para levedar, a CC está a funcionar nesta altura? Desculpe-me a minha falta de entendimento, mas só tenho há uma semana a CC e ando com algumas dúvidas. Se me puder explicar melhor, agradecia.

    ResponderEliminar
  2. Desculpe só responder agora, é que estou de férias.... O programa de massas P2 não tem temperatura. Apenas amassa os ingredientes e no fim desse programa ele passa automaticamente para os 30º durante 40 minutos que é o tempo para levedar. Espero ter esclarecido...

    ResponderEliminar